213 - Antigo Teatro Hauer (Cine Bristol)

Ficha Cadastral

Situação atual: Existente e preservada.
Período: 1891.
Endereço: Rua Mateus Leme, 115/127.
Bairro: São Francisco.
Uso Atual: Restaurante e estacionamento
Área: 2.313 m².
Proprietário Inicial: Família Hauer.
Sistema Estrutural: Alvenaria autoportante.
Linguagem Formal Eclético.

Histórico e Curiosidades

A família Hauer chegou em Curitiba na década de 1860, dedicando-se desde então ao comércio, tornando-se uma das famílias mais relevantes do município. Sentindo uma carência de espaços para apresentações culturais, providenciaram a construção de uma casa de espetáculos, então o Teatro Hauer foi inaugurado, em 1891 com a estréia da Companhia Dramática Alemã que excursionou pelo Brasil à época. No final de 1900, a Companhia Apollo veio a Curitiba e realizou uma apresentação com um cinematógrafo. No teatro aconteciam também festas e reuniões, em uma dessas reuniões ocorreu a fundação do Coritiba Football Club, em 1909. Com o passar do tempo o local passou a ser administrado pelas companhias de teatro até sua falência nos anos 1930.

Em 1947, o empresário paulista Paulo Sá Pinto alugou a edificação e a reabriu com o nome de Cine Marabá, focando em exibições de filmes alemães e franceses abordando temas polêmicos. Devido a um declínio das rendas do cinema, em 1962 o cinema foi fechado por algumas semanas e reaberto como uma casa luxuosa, mudando a programação para filmes de ação e infantis, passando a receber também espetáculos de humor.

Em 1965, o empresário João Aracheski Filho, executivo da Fama Filmes comprou a edificação, porém apenas após uma reforma no início dos anos 1970 reabriu o com o nome de Cine Bristol, sendo vendido nos anos 1980 para uma rede que possui diversos cinemas em Curitiba. Funcionou como cinema até 1995, sendo transformado no Bristol Golden Bingo, posteriormente uma igreja evangélica. Hoje abriga um restaurante, e um estacionamento

Downloads

A fim de guarnecer a comunidade acadêmica e estimular sua produção, os arquivos completos com histórico, fotografias, levantamentos originais e outras produções com as devidas autorias estão disponíveis para download:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.